A Política de AIDS no Brasil: uma abordagem histórica

Autores

  • Bruna Bezerra Souza
  • Carla Calado Vasconcelos
  • Danielle de Melo Tenório
  • Maria Gorethe Alves Lucena Hospital Regional Dom Moura SES / UPE Secretaria Municipal de Saúde de Iati
  • Reila Leliana Tenório de Holanda

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v1i1.90

Resumo

Uma política pública expressa o conjunto das diretrizes e referenciais  ético-legais adotadas pelo Estado para fazer frente a um problema e/ou a  uma demanda que a sociedade lhe apresenta. Cabe ao Estado definir seu caráter,  suas responsabilidades, seu plano de ação e programas, a fim de  buscar o equacionamento dessa demanda. Diante deste contexto, a  construção da política de AIDS no Brasil foi originada da luta dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada, devido ao  reconhecimento da extensão e da magnitude da epidemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gorethe Alves Lucena, Hospital Regional Dom Moura SES / UPE Secretaria Municipal de Saúde de Iati

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1996). Tem experiência na área de Gestão Municipal como Coordenadora da Atenção Básica desde 2006 em IATI/PE, Pediatria(HRDM), UTIP(IMIP), Emergência Cardiológica(PROCAPE/UPE), Auditoria de Enfermagem(UNIMED AGM) e Docência em Cursos Técnicos e de Pós-graduação (Residência). Especializanda do Curso de Gestão em Saúde/UPE e Mestranda do Mestrado Profissional em UITI/SOBRATI.

Downloads

Publicado

24-12-2010

Como Citar

1.
Souza BB, Vasconcelos CC, Tenório D de M, Alves Lucena MG, Holanda RLT de. A Política de AIDS no Brasil: uma abordagem histórica. J Manag Prim Health Care [Internet]. 24º de dezembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];1(1):23-6. Disponível em: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/90