Educação Permanente em Saúde: concepções e proposições no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede)

Autores

  • Patrícia Pássaro da Silva Toledo Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ. Professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ. http://orcid.org/0000-0002-4013-7592
  • Marly Marques da Cruz Pesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DENSP/ENSP/FIOCRUZ)
  • Rafaela Barros Chagas de Souza Pinho Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v9i0.548

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação permanente, Educação continuada, Atenção à saúde, Melhoria da qualidade

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as propostas de educação permanente em saúde (EPS) no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede) visando identificar se estas ações estão alinhadas com o conceito de EPS da literatura. Delineou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a base documental e os dados secundários dos subprojetos QualiSUS-Rede. Dentre os quinze subprojetos, foram selecionados três que englobavam ações educativas que se repetiam nos demais. As 33 ações propostas foram listadas e classificadas de acordo com sua temática e tipos de atividades, sendo posteriormente classificadas, de acordo com as suas características, como EPS ou como Educação Continuada (EC). Das atividades analisadas, apenas 15,2% estavam alinhadas as concepções de EPS enquanto 84,8% se referiam a atividades características de EC. Quanto à temática, 33% tratava diretamente das redes de atenção à saúde (RAS) e 64% abordavam temas relacionados indiretamente a RAS. Os dados demonstram que as propostas educativas dos subprojetos não estão, em sua maioria, alinhadas aos conceitos de EPS, indicando a existência de uma lacuna entre as concepções de EPS como política pública de saúde e a compreensão dos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Pássaro da Silva Toledo, Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ. Professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/FIOCRUZ.

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde - IOC/FIOCRUZ
Especialista em Gestão em Saúde - UNIFESPSanitarista - Especialista em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZEspecialista em Gênero e Sexualidade - CLAM/IMS/UERJ
Enfermeira - UGF/RJPesquisadora colaboradora Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca LASER/ENSP/FIOCRUZ. Professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ENSP/FIOCRUZ.

Marly Marques da Cruz, Pesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DENSP/ENSP/FIOCRUZ)

Doutora em Saúde PúblicaPesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DENSP/ENSP/FIOCRUZ)

Rafaela Barros Chagas de Souza Pinho, Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ.

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Aouca - ENSP/FIOCRUZ. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - LASER/ENSP/FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

11-01-2019

Como Citar

1.
Toledo PP da S, Cruz MM da, Pinho RBC de S. Educação Permanente em Saúde: concepções e proposições no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede). J Manag Prim Health Care [Internet]. 11º de janeiro de 2019 [citado 29º de março de 2024];9. Disponível em: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/548