A sociobiodiversidade do sistema alimentar amazônico no Programa Nacional de Alimentação Escolar
desafios no contexto da terra indígena Munduruku, no Planalto Santareno/Pará
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.2025.v17.1397Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Cultura Indígena, Segurança Alimentar, Desenvolvimento HumanoResumo
A alimentação escolar é um direito universal de todos os estudantes da rede básica de ensino. A escola é um lócus privilegiado para analisar as mudanças em curso na dieta alimentar, principalmente aquelas relacionadas às transformações que vem ocorrendo na alimentação e na cultura alimentar indígena. O objetivo deste estudo foi compreender como é a alimentação escolar indígena no contexto Santareno, a partir da Aldeia Açaizal, localizada no município de Santarém, no Estado do Pará, Região da Amazônia brasileira. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido em três etapas: 1) busca bibliográfica exploratória sobre as temáticas: alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, direito humano alimentação adequada, cultura alimentar, povos indígenas; 2) escolha do local de imersão para conhecer a alimentação escolar indígena; 3) pesquisa de campo exploratória para diálogo com alguns informantes-chave da alimentação escolar indígena, no âmbito da gestão municipal (nutricionista), do espaço da gestão escolar (diretor) e do espaço da cozinha (cozinheira). As informações obtidas através deste estudo demonstram a baixa presença ou mesmo a inexistência dos alimentos e das espécies alimentícias da sociobiodiversidade amazônica nos cardápios da alimentação escolar nessa região. Conclui-se que uma das melhorias para alimentação escolar indígena seria a criação de cardápios condizentes com a forma e o modo de viver dos indígenas do território, que essa alimentação possa vir da agricultura familiar local e das comunidades oriundas do território, visando a segurança alimentar e nutricional, bem como o respeito, a proteção, a garantia e a efetivação do DHAA, ancorados na cultura alimentar indígena.
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