Adaptação curricular para alunos com Síndrome de Down: percepção de professores

  • Juliana Santos Ribeiro
  • Najra Danny Pereira Lima
  • Mayanny Silva Lima
  • Thalia Costa Medeiros
  • Gilma Sannyelle Silva Rocha
  • Thais Costa Medeiros

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos professores sobre adaptação curricular para alunos com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo de campo de natureza aplicada, avaliativo, exploratório, com abordagem qualitativa. Para tanto utilizar-se á os seguintes critérios de inclusão: Ser professor e atuar em salas de aulas regulares do ensino fundamental e aceitar de livre e espontânea vontade participar desta pesquisa. Serão excluídos os docentes que não estiverem em concordância com pelo menos um dos itens supracitados. Diante disto os riscos previstos neste estudo são:  que os professores possam se sentir incapazes e inertes por não conhecerem muito sobre a temática, serem exposto sobre algo que não tenham conhecimento e não saiba responder. O estudo contou com a participação de 50 professores que responderam ao questionário. Logo, foi feito uma tabela contendo os dados sociodemografico. Nota-se que os profissionais tem pouco conhecimento sobre as características do aluno com Síndrome de Down e que em sua maioria tem dúvidas acerca da adaptação curricular para alunos com SD.   Portanto, é perceptível a falta de conhecimento dos profissionais sobre o tema e o quanto é necessário a qualificação dos profissionais da rede de ensino para atenderem as diversas demandas em sala de aulas.

Biografia do Autor

Mayanny Silva Lima
Mayanny da Silva Lima, Enfermeira, formada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, Pós graduanda pela Instituição Athena.
Publicado
20-09-2019
Como Citar
1.
Ribeiro J, Pereira Lima N, Lima M, Medeiros TC, Rocha G, Medeiros T. Adaptação curricular para alunos com Síndrome de Down: percepção de professores. JMPHC [Internet]. 20set.2019 [citado 22nov.2019];10. Available from: http://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/953