Competência cultural na atenção primária: algumas considerações

  • Renata Fiúza Damasceno Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros Faculdade de Guanambi
Palavras-chave: Atenção primária à saúde, Competência cultural, Sistema Único de Saúde.

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar algumas considerações sobre competência cultural na Atenção Primária à Saúde enquanto atributo responsável por qualificar suas ações. No Brasil, uma vez que a Atenção Primária à Saúde deve ser desenvolvida próxima da vida das pessoas, para produção do cuidado e da atenção integral, torna-se necessário que os profissionais que atuam nesse ponto de atenção considerem o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, visto a grande influência que exercem os universos social e cultural sobre a adoção de comportamentos de prevenção ou de risco e sobre a utilização dos serviços de saúde. Sendo assim, é necessário, no âmbito do Sistema Único de Saúde, discutir estratégias para aumentar a competência cultural do profissional que atua na Atenção Primária à Saúde, independente do seu nível de escolaridade.

Biografia do Autor

Renata Fiúza Damasceno, Universidade Estadual de Montes Claros
Enfermeira, Mestranda em Ciência da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde/SRS, Montes Claros (MG), Brasil.
Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros Faculdade de Guanambi
Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família, Didática e Metodologia do Ensino Superior e Enfermagem do Trabalho. Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.
Publicado
19-12-2018
Como Citar
1.
Damasceno R, da Silva PL. Competência cultural na atenção primária: algumas considerações. JMPHC [Internet]. 19dez.2018 [citado 20jan.2019];9. Available from: http://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/435

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##