Internato rural médico como importante estratégia de (trans)formação da educação médica: um relato de experiência sobre o trabalho interdisciplinar no controle da hipertensão arterial

Autores

  • Rodrigo Mitre Cotta Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
  • Isadora Brandão Pelucio Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso
  • Luciana Saraiva da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Fernanda Mitre Cotta Hospital Sofia Feldman
  • Filipe Souza Fernandes
  • Robson Costa Freitas Estratégia de Saúde da Família de Catas Altas da Noruega, Minas Gerais, Brasil
  • Rosângela Minardi Mitre Cotta Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i1.331

Resumo

A evidência científica aponta para potenciais vantagens educacionais da inserção dos estudantes de Medicina em cenários de Atenção Primária à Saúde (APS). Relativo à hipertensão arterial (HA), 60 a 80% dos casos podem ser tratados em nível de APS, pois são de fácil diagnóstico, não requerem tecnologia sofisticada, podendo ser controlados com medicamentos de baixo custo e mudanças de estilo de vida. O objetivo foi apresentar o relato de experiência da atuação de acadêmicos de Medicina em trabalho interprofissional no controle da HA. A investigação baseou-se em três etapas complementares: estudo observacional a fim de conhecer o território e as necessidades locais, palestras dialogadas para os portadores de HA e coleta dos dados em consultas individualizadas. Participaram do estudo 15 portadores de HA, sendo a maioria mulheres; idosos, com média de idade de 63 anos; com prevalência de 60% de sobrepeso e média de índice de massa corporal (IMC) de 27,1 kg/m2. Encontraram-se falhas no uso de medicamentos anti-hipertensivos, devido à falta de acompanhamento periódico pelos profissionais. Após a realização de intervenções, 86,7% tiveram redução nos valores da pressão. Os achados apontam para a importância de um acompanhamento sistemático, contínuo e longitudinal dos portadores de HA, e a importância do internato médico em serviços de APS, visando à capacitação dos futuros médicos e a experiência de trabalho interprofisional. O estudo demonstra ainda a importância da APS, porta de entrada dos indivíduos nos serviços de saúde, e o cenário onde a prevenção de complicações devem ser estabelecidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Mitre Cotta, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Médico pela Faculdade de Medicina de Barbacena (FUNJOBE), Barbacena, Minas Gerais. Residente de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

Isadora Brandão Pelucio, Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso

Médica pela Faculdade de Medicina de Barbacena (FUNJOBE), Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Residente de Clínica Médica no Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

Luciana Saraiva da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV.

Fernanda Mitre Cotta, Hospital Sofia Feldman

Médica pela Faculdade de Medicina de Barbacena (FUNJOBE), Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Residente de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Sofia Feldman.

Filipe Souza Fernandes

Médico pela Faculdade de Medicina de Barbacena (FUNJOBE), Barbacena, Minas Gerais.

Robson Costa Freitas, Estratégia de Saúde da Família de Catas Altas da Noruega, Minas Gerais, Brasil

Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família de Catas Altas da Noruega, Minas Gerais, Brasil.

Rosângela Minardi Mitre Cotta, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Saúde Pública pela Universidad de Valencia, Espanha. Professora Associada do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

20-08-2017

Como Citar

1.
Cotta RM, Pelucio IB, Silva LS da, Cotta FM, Fernandes FS, Freitas RC, Cotta RMM. Internato rural médico como importante estratégia de (trans)formação da educação médica: um relato de experiência sobre o trabalho interdisciplinar no controle da hipertensão arterial. J Manag Prim Health Care [Internet]. 20º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];8(1):123-35. Disponível em: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/331

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>