O exercício da liderança e seus desafios na prática do Enfermeiro

Autores

  • Siméia Dias da Costa Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Renata Patrícia Fonseca Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Lucas Mendes Soares Universidade Federal de Minas Geraisl
  • Wilson Aguiar Filho Escola Nacional de Saúde Pública
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i1.257

Palavras-chave:

Liderança, Enfermagem, Desafios.

Resumo

Liderança é uma habilidade possível de ser adquirida por profissionais que almejam uma posição de destaque no mercado de trabalho contemporâneo, constituindo uma ferramenta indispensável na administração de pessoal, sendo capaz de influenciar a conduta dos indivíduos. O enfermeiro, no exercício da sua profissão, necessita ter uma postura de líder. Objetivou-se identificar os desafios do exercício da liderança na prática do enfermeiro. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório do tipo revisão integrativa da literatura referente aos desafios encontrados pelos enfermeiros no exercício da liderança. Foram incluídos periódicos nacionais, disponíveis nas bases de dados BDENF e LILACS, no período de 2000 a 2012. Encontrou-se 477 publicações. A amostra final do estudo foi constituída de 11 dessas publicações, seguindo os critérios de inclusão, sendo considerados os artigos em português disponíveis na íntegra. A análise de conteúdo foi escolhida como técnica para extração dos dados, obtendo-se quatro categorias temáticas: Os desafios na prática da liderança no dia a dia do trabalho dos enfermeiros; Compreensão do profissional enfermeiro sobre liderança; Habilidades essenciais para o exercício da liderança e o ensino da liderança na graduação de enfermagem. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros encontram-se despreparados para exercerem a função de líder, sendo que essa deficiência coexiste com a falta de conhecimento adequado sobre o termo liderança. Verificou-se ainda a insatisfação desses profissionais quanto ao ensino na graduação sobre liderança, principalmente em relação à prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siméia Dias da Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Renata Patrícia Fonseca Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Lucas Mendes Soares, Universidade Federal de Minas Geraisl

Enfermeiro, Mestrando em Nutrição Clínica, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Wilson Aguiar Filho, Escola Nacional de Saúde Pública

Enfermeiro, Mestre em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP/FioCRUZ, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Mestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-08-2017

Como Citar

1.
da Costa SD, da Silva PLN, Gonçalves RPF, Soares LM, Filho WA, Souto SGT. O exercício da liderança e seus desafios na prática do Enfermeiro. J Manag Prim Health Care [Internet]. 20º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];8(1):49-65. Disponível em: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/257

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>